Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sara Moreira com controlo positivo

    A atleta de Santo Tirso, Sara Moreira, acusou positivo a um controlo-anti-doping efectuado durante os Mundiais de Daegu, no final de Agosto, onde participou nos 3000 m obstáculos (foi 12.ª).  No sangue da atleta foi detectado a presença de uma substância proibida pela legislação anti-doping.
   O resultado, confirmado pela contra-análise, poderá ter sido provocado pela contaminação de um suplemento alimentar. É isso que a atleta está a tentar provar, aguardando as análises (num laboratório dos EUA) aos suplementos que estava a tomar.

     Na versão de Sara Moreira este resultado terá surgido devido à ingestão de um alimento contaminado.

"Estou de consciência tranquila. Sei que tudo o que tomei foi com ideia de que não era proibido. Penso que se vai provar a contaminação do único suplemento diferente que estava a tomar antes dos Mundiais. Todos os atletas tomam suplementos e só lamento que não possamos confiar. Segundo me foi dito, por vezes há lotes à venda que estão contaminados"  

Sara Moreira
    Explicou a atleta, bronze nos 5000 m dos Europeus de 2010 e prata nas Universíadas deste ano - e também campeã europeia de crosse colectivamente -, apelando ao «bom senso» das pessoas. 

    Sara Moreira terminou em 12.º lugar a final de 3000 metros obstáculos e pode estar agora em risco de sofrer uma suspensão de 2 a 8 anos, segundo a legislação portuguesa, por ter infringido o regulamento anti-doping. Isto se a atleta não conseguir provar a sua inocência.
    Esta já tinha registado os mínimos para garantir uma presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, nas provas de 3000 metros obstáculos, 5000 metros e 10.000metros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário