Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Algés e Dafundo conquista Supertaça Feminina


O Algés e Dafundo, um dos históricos do basquetebol feminino, voltou hoje às grandes vitórias com a conquista da Supertaça, 24 anos depois de ter erguido a primeira do seu historial.
Num embate que juntou as duas melhores equipas da atualidade, o Algés ganhou por 68-57 (39-31 ao intervalo) e contrariou o favoritismo da Quinta dos Lombos, campeãs nacionais e vencedoras da última Taça de Portugal, que jogavam no seu pavilhão.

O Algés não se intimidou por discutir esta Supertaça no recinto da Quinta dos Lombos e dominou praticamente todo o encontro, apesar da entrada em falso e do parcial inicial de 3-9 para as donas de casa.

Depois de ter batido as campeãs na primeira fase da Taça Vitor Hugo, por 60-56, o Algés somou o segundo triunfo da época sobre a Quinta dos Lombos.

De nada valeram às campeãs os 24 pontos de Paula Muxiri (melhor marcadora do encontro), enquanto pelo lado do Algés foi Ana Oliveira a mais certeira, com 21 pontos, pertencendo também à equipa vencedora a eleita MVP do encontro, a norte-americana Jennifer Risper.



fonte:http://desporto.sapo.pt/basquetebol/artigo/2011/10/30/alg_s_conquista_superta_a_femini.html

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Filipe Lima pela primeira vez no Nacional


       José Filipe Lima, nasceu no dia 26 de Novembro de 1981, em Versailles, Paris. Passou grande parte da sua infância no campo de golfe de Saint-Nom-La-Bretèche, onde o seu pai trabalhava, e rapidamente se tornou num dos melhores jogadores do Clube.Tornou-se profissional e agora vai jogar pela primeira vez no Campeonato Nacional, que se irá realizar entre dia 8 e 11 de Novembro, no RibaGolfe-II, em Benavente.

        
Filipe Lima.



       Para além de Filipe Lima, a organização conta com nomes como Ricardo Santos, António Sobrinho, Hugo Santos, António Rosado, Henrique Paulino e Nuno Henriques.
 
      A prova feminina é encabeçada por Mónica Bernardo, campeã nacional na última vez que houve um torneio feminino, em 2007, Patrícia Brito e Cunha, Cláudia Dantas e de algumas das melhores amadoras portuguesas, incluindo a actual campeã nacional, Magda Carrilho.


Mais informações no site:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lei de Bases do Desporto

Lei de Bases do Desporto



Artigo 1.º
Âmbito e objectivos

Âmbito e definição

1 - A presente lei define as bases gerais do sistema desportivo e estrutura as condições e oportunidades para o exercício da actividade desportiva como factor cultural indispensável na formação plena da pessoa humana e no desenvolvimento da sociedade.

2 - O sistema desportivo é o conjunto de meios pelos quais se concretiza o direito ao desporto, visando garantir a igualdade de direitos e oportunidades quanto ao acesso e à generalização das práticas desportivas diferenciadas.

3 - O sistema desportivo desenvolve-se segundo uma coordenação aberta e uma colaboração prioritária e necessária entre a organização pública do desporto e os corpos sociais intermédios públicos e privados que compõem o sistema desportivo.



Direito ao desporto

1 - Todos têm direito ao desporto, enquanto elemento indispensável ao desenvolvimento da personalidade.

2 - Entende-se por desporto qualquer forma de actividade física que, através de uma participação livre e voluntária, organizada ou não, tenha como objectivos a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados em competições de todos os níveis.

3 - O direito ao desporto é exercido nos termos da Constituição, dos instrumentos
internacionais aplicáveis e da presente lei.


Artigo 2.°
Princípios fundamentais

1 - O sistema desportivo, no quadro dos princípios constitucionais, fomenta a prática desportiva para todos, quer na vertente de recreação, quer na de rendimento, em colaboração prioritária com as escolas, atendendo ao seu elevado conteúdo formativo, e ainda em conjugação com associações, as colectividades desportivas e autarquias locais.


2 - Além dos que decorrem do número anterior, são princípios gerais da acção do Estado, no desenvolvimento da política desportiva:


      a) A valência educativa e cultural do desporto e a sua projecção nas políticas de saúde e de juventude;

        b) A garantia da ética desportiva;

        c) O reconhecimento do papel essencial dos clubes e das suas associações e federações e o fomento do associativismo desportivo;

        d) A participação das estruturas associativas de enquadramento da actividade desportiva na definição da política desportiva;

        e) O aperfeiçoamento e desenvolvimento dos níveis de formação dos diversos agentes desportivos;

         f) A optimização dos recursos humanos e das infra-estruturas materiais disponíveis;

        g) O ordenamento do território;
        h) A redução das assimetrias territoriais e a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à prática desportiva;

        i) A descentralização e a intervenção das autarquias locais;


3 - No apoio à generalização da actividade desportiva é dada particular atenção aos grupos sociais dela especialmente carenciados, os quais são objecto de programas adequados às respectivas necessidades, nomeadamente em relação aos deficientes.

Mais informações no site:

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dia das Nações Unidas

No passado dia 24 de Outubro, celebrou-se o Dia das Nações Unidas, pois foi neste dia que se criou o Organização das Nações Unidas (ONU).
De seguida apresentamos um pouco da história deste dia.

Logótipo da ONU.
História

Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da Segunda Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (Califórnia, EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 51 países.
Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado por todos os países participantes, que se comprometiam a:
  • Manter a paz e a segurança internacionais;
  • Desenvolver relações de amizade entre os Estados;
  • Realizar a cooperação com vista à resolução de problemas internacionais de carácter económico, social, cultural ou humanitário e com vista à promoção do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião;
  • Constituir um centro destinado a harmonizar a acção dos Estados para a prossecução destes objectivos comuns.
Assim nasceu a Organização das Nações Unidas - ONU.
Actualmente, a ONU conta com 189 das 192 nações existentes no planeta. A paz e a segurança são os objectivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prémio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.


Mais informações no site:

Doping no Desporto


O que é o doping? 

O doping consiste na administração, não legal, de uma droga estimulante com o objectivo de:
·         Suprimir temporariamente a fadiga;
·         Aumentar a velocidade;
·         Melhorar a actuação do atleta.
A comissão médica do comité olímpico internacional estabeleceu durante os Jogos Olímpicos do México, em 1968, a aplicação de testes anti-doping sistemáticos, decidindo que os atletas dopados seriam excluídos imediatamente.
Nos testes anti-doping não se considera a quantidade mas sim o que aparece nos resultados.

Agruparemos as substâncias dopantes em 5 grupos principais:

  • Estimulantes psicomotores: anfetamina, cocaína, moderadores de apetite. 
  • Aminas Simpaticomiméricos: estimulantes do sistema nervoso central, como vasoconstritores nasais que tem efedrina. 
  • Outros estimulantes do sistema nervoso central: cafeína, aminoflina. 
  • Analgésicos-narcoticos: codeína, morfina, heroína, etc. 
  • Esteróides Anabólicos: hormonas masculinas.

Com excepção dos esteróides, os efeitos dos outros grupos assemelham-se.


Efeitos Secundários


No homem, os efeitos secundários são:
·     Aumento das lesões traumatológicas dos tendões e dos ligamentos, porque o desenvolvimento dos músculos não é acompanhado do desenvolvimento dessas estruturas;
·         Diminuição da estatura;
·         Lesões do fígado, como hepatite e cancro;
·         Redução do tamanho dos testículos;
·         Redução na produção dos espermatozóides;
·         Lesões graves da próstata.

Na mulher, os efeitos secundário são;
·         Parada de crescimento;
·         Aspecto masculino;
·         Engrossamento da voz;
·         Aumento da distribuição dos pelos;
·         Aumento do clitóris.


 Mais informações no site:

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sara Moreira com controlo positivo

    A atleta de Santo Tirso, Sara Moreira, acusou positivo a um controlo-anti-doping efectuado durante os Mundiais de Daegu, no final de Agosto, onde participou nos 3000 m obstáculos (foi 12.ª).  No sangue da atleta foi detectado a presença de uma substância proibida pela legislação anti-doping.
   O resultado, confirmado pela contra-análise, poderá ter sido provocado pela contaminação de um suplemento alimentar. É isso que a atleta está a tentar provar, aguardando as análises (num laboratório dos EUA) aos suplementos que estava a tomar.

     Na versão de Sara Moreira este resultado terá surgido devido à ingestão de um alimento contaminado.

"Estou de consciência tranquila. Sei que tudo o que tomei foi com ideia de que não era proibido. Penso que se vai provar a contaminação do único suplemento diferente que estava a tomar antes dos Mundiais. Todos os atletas tomam suplementos e só lamento que não possamos confiar. Segundo me foi dito, por vezes há lotes à venda que estão contaminados"  

Sara Moreira
    Explicou a atleta, bronze nos 5000 m dos Europeus de 2010 e prata nas Universíadas deste ano - e também campeã europeia de crosse colectivamente -, apelando ao «bom senso» das pessoas. 

    Sara Moreira terminou em 12.º lugar a final de 3000 metros obstáculos e pode estar agora em risco de sofrer uma suspensão de 2 a 8 anos, segundo a legislação portuguesa, por ter infringido o regulamento anti-doping. Isto se a atleta não conseguir provar a sua inocência.
    Esta já tinha registado os mínimos para garantir uma presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, nas provas de 3000 metros obstáculos, 5000 metros e 10.000metros.


Corrida do Tejo - 2011


INFORMAÇÃO

    A Corrida do Tejo realiza-se no dia 23 de Outubro pelas 10:00h. Com partida de Algés e chegada à Praia de Torre, em Oeiras (10km), cerca de 10.000 pessoas vão participar nesta corrida junto à Marginal.
    As inscrições têm início no dia 02 de Setembro e terminam no dia 17 de Outubro, ou em data anterior logo que se atinjam as 10.000 inscrições. 
    O valor da inscrição é de 14 Euros, se te inscreveres entre 2 e 30 de Setembro, e de 16 Euros de 1 a 17 de Outubro ou até as inscrições esgotarem.
    Em ambos os casos, quando te inscreveres, recebes um comprovativo com o qual poderás levantar a tua T-Shirt Dorsal e os teus Atacadores (RED), caso tenhas contribuído para a causa na Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras no Edifício Atrium nos dias 21 e 22 de Outubro, entre as 10:00h e as 19:30h.
    Não te esqueças que apenas algumas horas após o final da prova, poderás consultar as classificações neste mesmo endereço.

Mais informações no site:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Curso Tecnológico de Desporto


Formação tecnológica

Assenta numa formação e nas aprendizagens que permitem, quer a inserção no mercado de trabalho (confere um certificado de qualificação profissional de nível III) quer o prosseguimento de estudos.
A actividade realizada, será preferencialmente feita em contexto de “trabalho” projecto, quer internamente (na escola) quer externamente (fora da escola).



Finalidade do curso

O aluno com formação em Práticas de Organização Desportiva, poderá exercer a sua actividade na administração pública ( central e local ) em empresas, no movimento associativo ( clubes, associações, federações ) e nas mais diversas instituições de cariz desportivo.
O aluno com formação em Práticas de Dinamização Desportiva, poderá exercer a sua actividade nas mesmas instituições já indicadas e ainda em complexos turísticos, e em instituições de solidariedade social, em associações de desenvolvimento regional, em campos de férias, em actividades de desporto e aventura e em qualquer programa de índole lúdico- desportivo.


Disciplinas do Curso:

  •         Organização e Desenvolvimento Desportivo (ODD - 10º,11º e 12º Anos);
  •          Práticas Desportivas e Recreativas (PDR - 10º e 11º Anos);
  •          Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC - 10º Ano);
  •          Biologia Humana (10º,11º Ano);
  •          Inglês (10º e 11º Ano);
  •          Filosofia (10º e 11º Ano);
  •          Psicologia A (10º, 11º e 12º Ano);
  •          Matemática B (10º, 11º e 12ºAno);
  •          Português (10º, 11º e 12º Ano);
  •          Educação Física (10º, 11º e 12º Anos);
  •          Práticas de Dinamização Desportiva (PDD - 12º Ano);
  •          Projecto Tecnológico (PT - 12º Ano);
  •          Estágio (12º Ano);
  •          Projecto de Aptidão Tecnológico (PAT – 12º Ano – exame de carácter obrigatório, realiza-se após as aulas acabarem).

 Específicas:
  •          Organização e Desenvolvimento Desportivo (ODD - 10º,11º e 12º Anos);
  •          Práticas Desportivas e Recreativas (PDR - 10º e 11º Anos);
  •          Biologia Humana (10º,11º Ano);
  •          Psicologia A (10º, 11º e 12º Ano);
  •          Matemática B (10º, 11º e 12ºAno);
  •          Práticas de Dinamização Desportiva (PDD - 12º Ano);
  •          Projecto Tecnológico (PT - 12º Ano);
  •          Estágio (12º Ano);
  •          Projecto de Aptidão Tecnológico (PAT – 12º Ano – exame de carácter obrigatório, realiza-se após as aulas acabarem).


Actividades Desenvolvidas no decorrer do curso
              
     Durante o curso são desenvolvidas diversas actividades, como:
  •          Organização de torneios escolares e inter-escolares (basquetebol, voleibol, atletismo, entre outros);
  •          Organização e realização de Workshop’s;
  •          Organização de eventos desportivos/torneios escolares propostos pelos alunos do curso;
  •          Visitas de estudo no âmbito das diferentes disciplinas do curso (Biologia Humana, PDR, Português, entre outras).



Exames Nacionais e Testes Intermédios

              Neste curso, os alunos não necessitam de realizar testes intermédios e exames nacionais, que noutros cursos são obrigatórios.
              Mas todos que queiram prosseguir estudos (ingressar numa faculdade, pública ou privada) necessitam de realizar as provas de ingresso (exames a nível nacional).
              Os exames que os alunos devem realizar são o de Matemática e Português, pois são disciplinas que são leccionadas neste curso, mas também podem fazer outros como Biologia e Geologia, Inglês, MACS ( Matemática Aplicada às Ciências Sociais ), entre outros.


 
 Saídas profissionais

Após terminar o curso, este permite que o aluno possa exercer a profissão de Técnico de Organização e Dinamização Desportiva. O aluno poderá exercer funções em :
  •          Autarquias e Municípios;
  •          Associativismo Desportivo ( Clubes, Associações e Federações );
  •          Empresas ( ginásios, centros de desporto… );
  •          Complexos desportivos;
  •          Administração pública;
  •          Instituições;
  •          Campos de férias.



Esclarecimentos
            O Curso Tecnológico de Desporto é um curso de técnico auxiliar de desporto e não de prática de qualquer modalidade desportiva. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quem Somos nós ?

      Somos alunos do Agrupamento de escolas Mães D'Água e frequentamos o 12º ano de escolaridade do Curso Tecnológico de Desporto.
      Este blog foi criado no âmbito da disciplina de PT ( Projecto Tecnológico ), para dar a conhecer um pouco do nosso curso e também para vos mostrar todo o nosso desenvolvimento e percurso enquanto turma, assim como os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano lectivo 2011-2012.
      A nossa turma é constituída por 20 alunos:
  • Andreia Santos ;
  • Cristina Pinheiro;
  • Daniel Pereira;
  • Filipe Diniz;
  • Joana Azevedo;
  • Joana Grácio;
  • João Cacilhas;
  • Margarida Dias;
  • Marta Monteiro;
  • Marta Silva;
  • Nelson Castro;
  • Rama Djaló;
  • Ricardo Martins;
  • Ricardo Cunha;
  • Rodrigo Santos;
  • Ruben Caldas;
  • Sara Martins;
  • Tiago Norinha;
  • Vitor Ribeiro;
  • Jussline Junior.

    Director de Curso - Prof. João Pedro Ferreira
    Directora de Turma - Prof. Micaela Carvalho