Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Formação Complementar de Mini-Trampolim

     No passado dia 10 de Novembro, pelas 10.20h, os nossos colegas, Tiago Norinha e Ruben Caldas, fizeram uma formação complementar de Mini-Trampolim. 
Esta formação foi divida em três partes: 
  • Parte teórica;
  • Coffee-break;
  • Parte prática.

     Na parte teórica explicaram-nos o essencial da modalidade. Os temas abordados nesta formação foram:
  • O que é?;
  • História e evolução;
  • Tipos de Trampolins e os respectivos saltos
  • (mini-trampolim, duplo mini-trampolim, trampolim/cama elástica, tumbling);
  • Federação Portuguesa e Internacional ;
  • Competições Nacionais e Internacionais;
  • Locais de prática;
  • Materiais e custos;
  • Informações sobre o convidado.
    Durante toda a apresentação pudemos ter a presença do convidado principal, Hélder Andrade (praticante e treinador), e a presença de dois atletas, o Gustavo (19 anos) e a Mariana (13 anos). Todos pertencem ao Grupo Sportivo de Carcavelos (GSC).
       Hélder Andrade ajudou os nossos colegas, na apresentação fazendo diversas intervenções.
Ainda na parte teórica pudemos tirar duvidas com o treinador.



Perguntas e respectivas respostas

Com que idade começou a praticar a modalidade?
Comecei a praticar aos 6 anos, na S.F.R.A.A. (Sociedade Filarmónica Recreio Artístico da Amadora), mas na altura o que eu gostava mais era futebol, como todos os miúdos daquela idade. Mas quando comecei a conquistar certos lugares, comecei a ver os trampolins de outra forma.

O que sente quando está a competir?
Dá-me muita motivação e alguns nervos. Mas todos os atletas devem controlar os nervos e ansiedade. Os nervos são os nossos piores inimigos, são piores que os outros atletas. Também se sente adrenalina. Sem duvida é uma sensação ótima.

O que levou a tornar-se treinador?
Foi a motivação, mas também foi porque eu sempre fiz isto.

Acha que tem o apoio necessário da federação?
Até 2010 nunca precisei da ajuda da federação, apenas para inscrever os atletas. Acho que a federação tem uma pirâmide mal organizada, devia ajudar todos os escalões etários, sem desprezar qualquer um deles.

Acha seguro a modalidade de mini-trampolim ser praticada nas escolas?
É um bocado perigoso, já houve acidentes nas escolas mas dá muito diversão aos alunos e faz parte do programa, por isso deve ser leccionada. Mas com bastante atenção e cuidado por parte dos professores.

Que idade é mais adequada para começar a praticar esta modalidade?
A idade melhor é aos 5 anos porque a criança começa a brincar nos trampolins e adapta-se melhor. Mas também é bom iniciar aos 15/16 anos de idade porque é mais fácil de ensinar um salto do que a uma criança de 5/6 anos. A única desvantagem de começar mais tarde é que tem de ser muito mais persistente.

Quantos treinos fazem por semana e quantas horas duram?
Quanto mais tempo nos trampolins, melhor! Nós treinamos à segunda, quarta, quinta, sexta e sábado, os treinos duram cerca de 2.30h e são decompostos em várias partes. É necessário trabalhar muito a condição física (força, flexibilidade, etc). Quanto mais treino melhor!

Existem profissionais nesta modalidade?
Não, só com bolsas do IDP (Instituto do Desporto de Portugal), ou seja, quem está inserido no programa dos Jogos Olímpicos é que recebe essas bolsas, porque de resto não existem profissionais.


     Fizemos uma pequena pausa para o Coffee-break, organizado pelos nossos dois colegas, por 2 alunas da turma de hotelaria da nossa escola e por uma professora.

    De seguida, a parte prática foi feita no pavilhão gimnodesportivo com algumas turmas a assistirem.
     Os dois atletas fizeram alguns saltos, no mini-trampolim, com uma excelente performance, enquanto o treinador nos explicava o que era essencial para fazermos um bom salto.
     Depois de uma fantástica demonstração, o Gustavo (um dos atletas convidados) deu-nos o aquecimento e de seguida também saltámos um pouco nos trampolins. 
     No fim todos concordámos que os nossos colegas, em conjunto com o treinador e os atletas, proporcionaram-nos uma actividade muito fascinante e divertida.


Algumas fotos da nossa actividade



Vídeo ilustrativo da modalidade de mini-trampolim e duplo mini-trampolim


Tipos de Trampolim
Mini-trampolim.
Duplo Mini-trampolim.
Trampolim ou Cama Elástica.
Tumbling.



Mais informações no site:
http://www.gympor.com/noticias.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário