Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

Energias Renováveis

    Após um esforço físico intenso, o organismo fica muito debilitado. Os elevados gastos de energia muscular e os baixos níveis de água levam ao aparecimento de fadiga. 
    Por exemplo, um futebolista perde cerca de 2 a 4 kg de peso corporal por jogo. Estas perdas são essencialmente água ( 2 a 3 litros), fazem-se pela respiração e transpiração e dependem do esforço feito e das condições atmosféricas.

Quais os cuidados a adoptar?

 - Nas primeiras 24h após competição, os atletas devem ingerir pelos menos 2 litros de líquidos, divididos entre água, leite e sumos.

- A primeira refeição pós-competitiva deve ser constituída por massas, arroz, batatas, legumes ou frutos. A carne e o peixe não ajudam a recuperar pois não têm qualquer valor energético. 

- No dia seguinte à competição, o atleta deve efectuar um trabalho muscular activo, ou seja, corrida lenta, exercícios ligeiros que envolvam os músculos utilizados na competição.

- O trabalho de recuperação desportiva pode ser completado com a realização de banhos e massagens. Geralmente banhos de imersão, durante 15 minutos, com água à temperatura de 37º C. No caso das massagens, devem ser utilizados métodos de drenagem, pois facilitam a eliminação de substâncias tóxicas acumuladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário