Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012

Moneyball - Um Filme sobre desporto!


MoneyBall
   Aparentemente um filme como Moneyball não tem qualquer interesse: um filme sobre baseball, puramente americano, em que uma equipa fraca sobe ao estrelato. Pois bem, a verdade é que estamos perante um dos melhores do ano.
Brad Pitt é o manager dos Oakland A`s, uma equipa de baseball de baixo orçamento que nunca chegou às vitórias.Determinado e assombrado por uma carreira de jogador falhada, a sua única ambição é levar os Oakland A`s à vitória. Devido ao baixo orçamento que possui, este junta-se a Peter Brand (Jonah Hill), um jovem recém formado em economia com uma visão única acerca do baseball e põe-na em prática. A ideia que juntos tentarão implementar é a de que através das estatística e do cruzamento de dados, é possível encontrar jogadores muito bons em determinados atributos, embora maus noutros, mas que juntos se complementam e formam a equipa teórica e estatisticamente perfeita.
   Moneyball é um grande filme porque consegue ser muito bom em todos os campos. Apesar de ser um filme sobre baseball, raramente somos invadidos com regras sobre o jogo que dificilmente perceberíamos. Qualquer pessoa é capaz de apreciar este sólido drama sem perceber patavina de baseball. Apresenta uma estrutura de montagem clássica e sóbria, lembrando A Rede Social (Aaron Sorkin é responsável pelo screenplay de ambos os filmes), sem fantasias.
   De facto este é um filme que reflecte uma viragem, quer a nível geracional, quer a nível desportivo, quer a nível de novas abordagens para velhos assuntos: perde-se a pessoalidade associada a este desporto, a contratação do jogador com maior auto-estima e capacidade de concentração passa a ser substituído pelo jogador que estatisticamente acertou em mais bolas em 100 oportunidades. Isto é, é feita uma certa reflexão em como a objectividade do presente vai substituir a pessoalidade do passado, e isso é muito interessante, principalmente porque não é feita de forma exaustiva e pretensiosa: Moneyball é um filme de entretenimento e assume-o.
   É um drama muito inteligente e cativante, de estrutura clássica, com cenas intensas, que entretém do início ao fim, com personagens muito bem construídas e duas grandes interpretações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário