Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Formação Complementar de Pólo Aquático

     No passado dia 25 de Novembro, os nossos colegas Sara Martins e Ricardo Martins, fizeram uma formação complementar de pólo aquático, pelas 12.00h, no auditório da nossa escola.
     Esta formação foi dividido em duas partes:
  • Parte Teórica;
  • Parte Prática (data indefinida).

     Na parte teórica os nossos colegas explicaram-nos o essencial sobre a modalidade.
Federação Portuguesa de Natação
     Os temas abordados nesta formação foram:
  • O que é o Polo Aquático?;
  • Oridem da Modalidade;
  • Regulamento;
  • Campo;
  • Acções técnicas;
  • Faltas e penalidades;
  • Material e custos;
  • Locais de prática e custos;
  • Associações;
  • Lesões;
  • Curiosidades;
  • Convidados.

     Nesta parte teórica estiveram presentes o atleta e treinador de natação Miguel Fragoeiro e o Rui Oliveira, aluno da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) com os quais pudemos tirar algumas duvidas que tínhamos. Fizemos as seguintes questões:

Quando é que teve o primeiro contacto com a modalidade?
Atleta - Através da minha família, a minha irmã praticava, assim como o meu pai. Aos 8 anos meteram-me no pólo aquático e a partir dai fiquei e pratiquei esta modalidade.

Treinador - Eu praticava natação de competição mas saí e fui para o pólo aquático porque era muito diferente, como é uma modalidade colectiva tem objectivos diferentes da natação.

Conseguem viver só do pólo aquático?
Treinador - Nem pensar! Existem países na Europa que isso é possível mas em Portugal é como se fosse um desporto amador.

Já tiveram algum acidente durante uma prova ou num treino?
Atleta - Sim, costumava jogar com a boca aberta e com a língua de fora, num dos jogos levei uma cabeçada e furei a língua de um lado ao outro. Mas os acidentes mais comuns são lesões, no ombro, alguns pontapés e arranhões.

Já tiveram algum patrocínio?
Treinador - Sim, da empresa do nosso treinador. A câmara não nos apoia. 

Quantas vezes treinam por semana?
Treinador - Treinamos 5 vezes por semana e não existem treinos bi-diários. 


Vídeo Ilustrativo da Modalidade


Nota: A parte prática desta modalidade ainda não tem data definida. 
Este artigo será completado quando realizarmos a aula de pólo aquático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário