Os problemas da alimentação e da nutrição constituem hoje uma preocupação de saúde em todos os países. Ninguém duvida que uma alimentação equilibrada e de qualidade contribui grandemente para um adequado bem-estar físico, psicológico e social.
O que é uma alimentação equilibrada e de qualidade?
Recomendações para uma alimentação adequada:
- Proporcionar a energia necessária para as actividades do quotidiano. Cerca de 50 a 60% desta energia deve ser proveniente dos hidratos de carbono (cereais, massas, batatas, etc);
- A ingestão de carne, peixe e ovos não deve ultrapassar a quantidade de 1 grama por kg de peso e por dia;
- A ingestão de gorduras não deve ser superior a 35% do total energético;
- Deve ser suficiente em vitaminas, minerais, água e incluir fibras vegetais.
Mas a cada dia que passa assistimos a um consumo exagerado de alimentos de natureza proteica, excesso de consumo de açúcares e gorduras. As pessoas também aderem muito a take away e fast food, em vez de cozinharem os seus próprios alimentos.
Nos dias de hoje já se perderam muitos costumes antigos, maior parte das famílias já não incluem as sopas as suas refeições habituais e o azeite é substituído por outras gorduras muito prejudiciais para a saúde.
Recomendações aos desportistas!
Nos desportistas, as recomendações sobre a alimentação são muito semelhantes às da população em geral, mas os hidratos de carbono devem fornecer cerca de 60 a 70%do total da energia consumida, principalmente para atletas com treinos de resistência intensa e prolongada.
A maioria dos atletas necessitam de ingerir 3000 a 4000kcal por dia, conforme a modalidade que praticam. A principal fonte de calorias devem ser os açúcares complexos, ou seja, pão, massa, arroz, batata, entre outros, pois são absorvidos mais lentamente pelo intestino e repõem as reservas do fígado e músculos.
Mais informações:
"Guia de Comportamentos Saudáveis no Desportista", Raul Pacheco, Terramar 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário