Pesquisar este blog

domingo, 15 de janeiro de 2012

Obesidade e Sedentarismo!

Obesidade

     A obesidade é um acumulado de gordura excessivo no organismo, além da necessária. Teoricamente sempre que houver ingestão de alimentos a mais, vai haver um armazenamento de gorduras, calorias desnecessárias, para a actividade do ser humano. Estas gorduras vão-se acumulando no organismo provocando um aumento excessivo da sua massa corporal.
     Está comprovado que os obesos têm uma duração de vida inferior à dos magros e à dos indivíduos com peso normal, isto deve-se ao facto dos obesos terem com mais frequência hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes.
     O excesso de peso vai fazer com que o coração tenha de desenvolver um esforço maior para cumprir as suas funções, desgastando-se sem qualquer necessidade.

Como reduzir o peso?
 
     A dieta nos obesos deve ser fraccionada em várias refeições diárias, para se evitar comer muito apenas de uma vez, ou seja, deve-se fazer 6 ou 7 refeições diárias, ligeiras e sem ingestão de alimentos de alto valor calórico. 
    Deve-se associar à dieta a prática de actividade física moderada, e assim o obeso pode começar a emagrecer.

Alimentação saudável.

Actividade física moderada.
















Sedentarismo

     A vida sedentária predispõe para a obesidade. Esta leva a que não queimemos as gorduras, que assim se vão acumulando no nosso organismo e depositando nas artérias, contribuindo para a formação das placas de arterosclerose. 


 

      O sedentarismo leva a um maior consumo de tabaco, pois enquanto se faz desporto não se fuma e o próprio desportista terá mais motivação para reduzir o consumo de tabaco e até mesmo para não fumar. 
    Devemos assim fazer exercícios activos como: andar, correr, nadar, andar de bicicleta, entre outros.
Actividades físicas recomendadas.


Mais informações:
"Prevenção Cardiovascular" - Dr. António Gouveia, 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário