Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Treino Invisível

    A melhoria do rendimento desportivo depende da quantidade e qualidade do treino instituído, nas vertentes física, técnica e táctica (treino visível), mas também na higiene, qualidade de vida e preparação psicológica do atleta (treino invisível).
     O repouso e o sono insuficientes, assim como o abuso de tabaco e álcool, podem provocar desequilíbrios físicos e psíquicos, cujas consequências podem ser: cansaço fácil, pouca coordenação motora e risco de lesões.

Infecções "ocultas"

    Todos os focos infecciosos devem ser evitados, por vezes assintomáticos como a cárie dentária, amigdalites, sinusites, infecções ginecológicas nas mulheres, entre outras, pois estas predispõem para a formação de  tendinites e microrroturas musculares.
     A febre, é um sinal que algo de errado se passa no nosso organismo e deve ser respeitado. Os atletas com febre não devem treinar, pois mesmo tomando analgésicos e antipiréticos os riscos não diminuem. Uma gripe pode provocar morte súbita por miocardite.

Repouso

     Os desportistas devem dormir bem e o suficiente. A privação consecutiva do sono traduz-se em problemas de comportamento psíquico e intelectual.
        As preocupações na véspera de uma competição são, para muitos atletas, um motivo de insónia. Se forem apoiados psicologicamente podem superar estas situações.
Estes também devem evitar as sestas ou grandes descansos, antes de competições nocturnas.

Viagens

     Muitos atletas são sujeitos a viagens longas e que envolvem mudança de fuso horário. Deste modo, devem prevenir-se do jet lag (alterações funcionais do sono, apetite, dores de cabeça, etc).  Estes sintomas são mais acentuados nas viagens no sentido Oeste-Este. Para os prevenir, deve alterar-se o ritmo de sono na semana anterior ao voo. Durante a viagem devem consumir-se refeições à base de fruta, verduras e proteínas, quando se voa no sentido do Leste, e hidratos de carbono, quando se voa no sentido do Oeste.
     Relativamente às viagens de Norte-Sul ou Sul-Norte, não tem problemas.

Comportamentos

    Os atletas devem ter total abstenção do tabaco pois precisam de adquirir uma boa oxigenação, para assegurar um trabalho muscular intenso. Também não podem consumir álcool da forma errada, este deve ser suprimido da dieta do atleta.
      A actividade sexual, não tem qualquer problema no equilíbrio fisiológico, mas é perigosa se forem adoptados comportamentos de risco que colocam em cão o rendimento e a saúde do atleta.



Mais informações:
"Guia de Comportamentos Saudáveis no Desportista", Raul Pacheco, Terramar 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário