O consumo de tabaco, o excesso de álcool e sal, o colesterol elevado, o stress são factores de risco das doenças cardiovasculares. Se juntarmos o elevado sedentarismo e os baixos níveis de actividade física da vida moderna, estão reunidas as condições para o aparecimento de doenças como obesidade, a diabetes, a hipertensão arterial, doenças cerebrovasculares.
A adopção de estilos de vida saudáveis, a correcção dos factores de risco e a introdução de hábitos de actividade física podem prevenir tais doenças. Neste caso actividade física pode ser andar a pé, passear o cão, andar de bicicleta, jardinagem, subir escadas, lavar o carro, entre outras actividades. Estas podem contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Evidentemente as actividades devem ser complementadas com a prática de exercício físico regular.
Deve-se respeitar os seguintes princípios:
- Planear adequadamente a quantidade e a qualidade do treino a executar;
- Manter a regularidade da prática desportiva em pelo menos 3 a 5 sessões por semana;
- Cada sessão deverá ter a duração de 20 a 60 minutos, aproximadamente;
- Devem ser privilegiados os desportos de baixa intensidade e longa duração (marcha rápida, corrida, ciclismo, natação, etc.);
- A intensidade do esforço deve rondar os 60 a 90% da frequência cardíaca máxima. Esta calcula-se: Fc max = 220 - idade. (Por exemplo 220 - 40 = 180 x 90% = 162).
Actividade física e tensão arterial
A actividade física aeróbica de ligeira a média intensidade (marcha, natação, golfe...), quando praticada regularmente durante 30 a 45 minutos, 3 a 4 vezes por semana, tem efeitos benéficos tanto no normotenso como em hipertensos ligeiros e moderados.
O esforço dinâmico, de actividade prolongada e intensidade moderada, realizado com frequência cardíaca entre 120 a 140 e com boa adaptação cardiorrespiratótia, pode baixar a tensão arterial em cerca de 4 a 8 mmHg.
Qual é o valor normal da tensão arterial?
É habitual considerar-se a TA normal sempre que a tensão arterial sistólica (máxima) se encontra abaixo de 140 mmHg e a tensão arterial distólica é inferior a 90 mmHg. A Organização Mundial de Saúde recomenda que os valores da TA devem estar entre 120 e 80 mmHg.
Antes de se começar um programa de exercício físico, os doentes hipertensos devem consultar o seu médico para saber se têm uma boa função renal, cardíaca e fazer uma prova de esforço num tapete rolante/passadeira. Pois há doenças que podem ser agravadas pelo esforço físico, nomeadamente as artérias coronárias.
O exercício aeróbico regular reduz a tensão arterial, mas ajuda também a controlar o peso, queima gorduras, tonifica os músculos e diminui o stress.
No sentido oposto, a actividade física com esforço estático como o levantamento de pesos, pode ter um efeito hipertensor, pelo que deve ser evitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário